O caminho da Salvação


       Hoje em dia algumas coisas precisam ser consideradas em nosso meio. Muitas pessoas acham que viver o evangelho de maneira relapsa é a coisa mais normal, outros querem camuflar a existência do inferno dizendo que Jesus morreu por todos e todos serão salvos, e ainda acabam desonrando ao Senhor com algumas atitudes. 
            Consideremos o primeiro mandamento citado em Mateus 22: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." bem como o versículo de Mateus 6:33: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas." Vejo que quando, verdadeiramente, amamos ao Senhor e buscamos o Reino de Deus, automaticamente, várias coisas em nós são modificadas e dia a dia conseguimos mortificar as obras da carne em nossas vidas. Bom, mas para isso precisamos ter fé.  Sabemos que  fé é a certeza daquilo que não se vê e também sabemos que a fé sem obras é morta como está escrito em Tiago 2:26. Logo, isso me faz lembrar o que está escrito em Mateus 7:20: "Por seus frutos vos conhecereis." Então, aí é que está a questão! Muitos querem justificar o fato de acreditarem que todos serão salvos alegando as coisas boas que alguns fizeram ou fazem aqui na terra. Porém, é importante lembrarmos que nenhum homem é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus como vimos em Gálatas 2. Se pela fé buscamos ao Senhor e buscando à Ele somos moldados dia a dia, nossa postura já não pode ser a mesma! O contato com Deus gera mudança. Não ficamos presos a fazer boas coisas e sim ter uma caminhada diferenciada em tudo.
              Que Deus é amor e Jesus morreu por todos, nós sabemos. Só que é verdade também que alguns, mesmo sabendo da verdade, continuam vivendo por seus prazeres carnais. Isso acontece porque saber é diferente de conhecer. E quando você sabe, conhece e não faz, não valeu de nada saber. Aquilo que consideramos valer a pena em nossas vidas tem o poder de transformar nossa realidade. Todo conhecimento deve gerar em nós uma ação. E toda ação gerada deve ter como resultado uma mudança. Por isso o conhecimento da Palavra vem para mudar a realidade de nossas vidas. Isso é comprovado pelo fato de que Deus tem um plano para cada filho e todos os nossos dias estão escritos por Ele. Basta querermos seguí-lO e viver os propósitos que Ele tem para nós. Ele veio para trazer uma nova história, gerar algo novo em nossa realidade. Mas muitos não querem isso e escolhem o caminho contrário. Claro que Deus é soberano sobre todas as coisas, só que o interesse dEle não é que sejamos automáticos, e sim que tenhamos a atitude de buscá-lO. Ele é amor e o amor não impõe nada. O amor constrange, o amor ensina, o amor aconselha, o amor se compadece, o amor educa. Quando você abre o coração para Jesus, o amor dEle começa a te constranger de tal forma que você é tomado pelo Seu poder. A partir daí o Espírito Santo começa a trabalhar em todas as áreas. Um exemplo de escolha está descrito em Gênesis quando Eva comeu o fruto proibido. Deus colocou a árvore do conhecimento no jardim do Éden possibilitando a Adão uma escolha.
             Se não levarmos em consideração alguns pontos fica fácil falar que as pessoas terão salvação levando a vida de qualquer jeito e fazendo  coisas boas. Jesus veio para libertar e salvar o perdido. Quando você tem um encontro com Ele e O aceita, você deixa de estar perdido, alcançando assim a salvação. Isso significa que as coisas terão que mudar, pois salvação é acompanhada de uma vida em excelência e viver em excelência é caminhar de uma maneira nova. Fazer uma coisa boa aqui ou ali não redime ninguém do pecado e muito menos determina se esta pessoa serve ao Senhor e vive o evangelho real. A salvação vai muito além disso e viver o evangelho de forma verdadeira é algo muito mais profundo do que muitos pensam.  Viver o evangelho é ter conhecimento do pecado e isso muda nosso estágio, pois mesmo sendo pecadores passamos a ser reconhecedores dele. Passamos a ter um coração quebrantado e contrito. Davi foi um homem segundo o coração de Deus porque guardou o seu coração em Deus, sabia e reconhecia seu pecado, tinha um coração ensinável. Ter um coração ensinável é a chave para que o caráter de Cristo prevaleça. Isso significa viver em excelência. Viver em excelência não significa deletar nosso status de pecadores, significa refletir o verdadeiro encontro com Cristo. Viver em excelência é andar em retidão. É mudar para melhorar!
              Deus diz em Mateus 16: "Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo e tome a sua cruz." Ou seja, seguir a Jesus é renunciar o seu próprio eu e suas próprias vontades. E isso também é algo  que vai acontecendo naturalmente depois que o aceitamos como nosso Senhor e Salvador. As coisas velhas passam e tudo novo se faz. Servir e viver Cristo é ter a mente, o espírito e a emoção afetados. Além disso, Deus é bem claro na bíblia quando nos fala que a porta é estreita e apertado é o caminho que leva a vida, e poucos há que encontrem. E por que será que Ele fala isso?  Simplesmente porque sabe e conhece a natureza humana. Ele nos deu o livre arbítrio e a partir dele provém todas as decisões da nossa vida. Assim, a forma como encaramos a nossa vida com Deus resulta em um bom uso ou não do livre arbítrio. A sua conduta é fundamental para uma vida aprovada diante de Deus! Sabemos que tudo é graça e que a graça está acima da lei. Mas o que é graça? Graça é favor imerecido, ou seja, é a salvação sem merecimento como Paulo fala. Mas não podemos focar somente nisso, se não passamos a usar isso para justificar continuidade no pecado sem a geração de arrenpendimento. Graça é também você se guiar pela dependência do Espírito Santo. A lei padroniza, a graça é individual! A partir do sacrifício de Jesus na cruz por nós, Ele salvou a nossa alma. Porém, entra em cenário a ação do Espírito Santo em nós gerando transformação em todas as áreas e isso depende  do relacionamento com Deus. O relacionamento com Deus aperfeiçoa a caminhada cristã. Por isso não podemos continuar os mesmos. Isso tudo faz parte da totalidade da salvação.
             Com tudo o que temos visto nos dias de hoje comprovamos o quanto falta conhecimento. Texto sem contexto acaba virando pretexto! Só não podemos esquecer que Deus é justo e no que diz respeito à busca da justiça é como o Myles Munroe fala: “Buscar o Reino de Deus e sua justiça é caminhar em direção a um destino particular, mantendo concentração dos sentidos no alvo adiante de nós. Quanto mais permanecermos nesse caminho, mais crescemos na graça e no conhecimento do Senhor e de sua justiça. Isso significa saber como viver, agir e nos relacionarmos na vida. Justiça significa andar corretamente com Deus. Ele deseja que você saiba onde você está em relação à Ele: se você está em Cristo e o que você possui de Cristo." Portanto, se você anda com Cristo, o que você possui dEle? Têm espalhado isso por onde passa? Você e eu temos que ser o evangelho relevante do dia a dia. Ser igreja é fazer com que suas atitudes sejam tão relevantes diante dos homens que faz eles terem sede da salvação genuína. O caminho da Salvação engloba a totalidade da ação de Deus em sua vida!

Comentários

Mari disse…
sempre mandando bem!!
tava com saudades de passar aqui.. bjoos
Unknown disse…
Muuuito bom!! Parabéns pelo blog!!
Anayran ou Ogg disse…
Gostei do post, mas senti falta de algo que é crucial para a nossa salvação:

GRAÇA!


Você falou muitas coisas que são certas, mas eu acho que se esqueceu de falar como a Graça de Deus age em nós.
Bem, só uma crítica leve, mas gostei bastante do texto, Monique. =)

Espero te ver um dia na minha igreja ainda, e a EBD está abordando justamente sobre este tema! =D

=***
Monique Meneses disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique Meneses disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique Meneses disse…
Oi Ogg,

Eu tinha citado algo sobre a graça, mas resolvi tirar! Vou colocar algumas coisas sobre isso. Esse texto envolve o comportamento diante de Deus, na vida cristã e nessa caminhada rumo a salvação. Pois o jeito como levamos a vida com Deus é extremamente importante! É importante ressaltar que esse texto foi inspirado em um outro texto que li e falava do 'universalismo'.

Espero que tenha entendido o que quis dizer sobre abordagem. Mas de qualquer forma vou incluir algo sobre graça.

Obrigada pelo apoio e comentário!

Deus abençoe à todos que passam por aqui!

Bjo,

Monique Meneses
andrezinho disse…
Como sempre show de bola!
no livro de amós Cap 8 V 11 a bíblia diz q no fim dos tempos o Senhor levantaria pessoas não com fome de pão mas com fome da palavra!
que a unção de Deus continue sendo derramada sobre vc!
Monique Meneses disse…
Amém!!! Obrigada mesmo, André! Que Deus te abençoe ricamente! =)
Unknown disse…
Monique , algué rettwittou seu twitter e então conheci seu blog e su formação em ciência da computação. Sou pastor de jovens e dos gerenciadores de um ministério internacional no BRA e gostaria de convidá-la a participar pela internet ... se interessar entre em contato comingo por favor !
e-mail : alberto_filmejesus@yahoo.com.br
http://www.globalmediaoutreach.com.br/
www.rugcelulas.com

abraços

Alberto-Belém PA
Monique Meneses disse…
Olá Alberto! Obrigada pela visita aqui! Entrarei em contato para conversarmos melhor sobre o projeto!

Deus abençoe! Paz!

Monique
Gilvan de Castro disse…
"Viver o evangelho é ter conhecimento do pecado e isso muda nosso estágio, pois mesmo sendo pecadores passamos a ser reconhecedores dele. Passamos a ter um coração quebrantado e contrito."
Ninguém continua do mesmo jeito, depois que tem um verdadeiro encontro com Cristo! Obrigado por compartilhar o que Deus fala contigo!
Graça e paz! Deus é bom ;)
Gilvan de Castro