O melhor relacionamento

           Estava pensando sobre pessoas, amizades, namoros, crises, dificuldades. Então foi quando muitas coisas vieram à minha mente para escrever sobre esse tema. De fato, todo nós já tivemos experiências de relacionamentos. Seja com a família, amigos, namorados(as), colegas de trabalho, de faculdade, igreja. Enfim, todos os dias somos bombardeados e rodeados por essa palavra de grande essência: Relacionamento. Mas o que vem a ser relacionamento? Bom, relacionamento é a forma como as pessoas se tratam e se comunicam. Isso define e abre nossa mente para entendermos o grau de nossos relacionamentos e até aonde estamos dispostos a ir com alguém ou por alguém.
             A questão é que tudo na vida nasce de um relacionamento. Lá no início, quando o princípio se fez verbo e o verbo era Deus, Deus criou Adão e Eva a fim de que eles se relacionassem não só entre si, mas também com o mundo e com o próprio Deus. Quando eles pecaram, esse relacionamento foi quebrado e pela glória do Deus vivo, Ele logo nos enviou o Seu único Filho para sofrer e morrer em nosso lugar para que nos relacionássemos novamente com Deus. À partir desse sacrifício e ressurreição nossa conexão com o Deus foi reestabelecida. Daí, logo vemos a importância do relacionamento, porque podemos analisar a sua essência.
              Claro que ao pensarmos nas experiências que tivemos iremos lembrar de coisas boas e ruins, traumáticas e inesquecíveis, suportáveis e insuportáveis, alegres e tristes. Enfim, essa é a lei natural das coisas.Creio que tudo que passamos na vida sempre tem seu lado positivo e negativo. As vezes você ainda não consegue exergá-lo, mas peço a Deus para abrir sua mente. Sabemos que somos falhos, somos seres humanos e erramos. Nossa natureza é corrupta e eu sempre digo isso. O que quero analisar é a maneira com que lidamos com nossos relacionamentos. Então logo começam as perguntas: Qual a base, o alicerce, que une você ao seu namorado(a), amigo(a), família? E aonde você mesmo está firmado? Esses relacionamentos têm te impulsionado à que? Pense comigo e veja que isso é como construir a casa na areia ou na rocha como a história citada em Mateus 7. Erros sempre existirão, a grande e poderosa arma é como lidar com as decepções, como reconhecer os erros e estar buscando sempre ser uma pessoa melhor, moldada pelo Senhor. Ou seja, construir nossas amizades de forma solidificada e nos firmar no Senhor. Precisamos depender dEle para que nossas estruturas deformes sejam lapidadas.
               A grande realidade é que as pessoas não vão parar de nos decepcionar, errar, nos ferir. São pessoas cheias de defeitos como eu e você. E você não deve  estar focado nessas coisas para viver. Você não deve levar das decepções somente as coisas negativas. Você deve deixar que Deus transforme essas feridas em cicatrizes, e quando você olhar para essas cicatrizes se lembrará da sua experiência como algo que te fez crescer, amadurecer, para que na frente você pudesse receber o melhor de Deus. Por isso, nossos relacionamentos devem gerar em nós o conhecimento do que queremos ou não perto de nós. É como se fosse um cesto de frutas. Você sabe que existem as frutas boas e as frutas ruins porque já viu como uma fruta podre fica. Isso o faz diferenciá-la das outras. Então, além de você reconhecer o que te faz bem ou não, você também deve se diferenciar das outras pessoas! E nos relacionamentos que você tiver você deve estar disposto a fazer a diferença! Tente arraigar os seus relacionamentos e convívios naquilo que te fortalece. Passe para os outros o melhor que você puder, dê o melhor de você! Mas para isso é necessário se encher desse melhor. Aí quero entrar no ponto principal de tudo isso.
              Você sabe qual o melhor relacionamento que existe? Você sabe qual a melhor pessoa do mundo para se relacionar? Essa pessoa é Deus!!! É, quando nos relacionamos com o Pai, nossa intimidade cresce, nossa comunhão é fortalecida e ficamos cheios da vida de Deus.  Nos enchemos de virtudes, de amor, de compaixão, de carinho, de solidariedade. Nos enchemos do Espírito Santo que nos dá sempre a direção correta, nos mostra o que devemos fazer em meio as dificuldades e sempre está disposto a nos ouvir. Deus é o amigo FIEL! Aquele que te escuta, te consola e te conforta. Mas é também aquele que te confronta, que te molda, que te mostra a verdade e te faz andar por novos caminhos. Simplesmente porque esse amigo te AMA de forma incondicional e quer o melhor pra você! Se você se achegar à Ele cheio de erros, frustrações e traumas, Ele te ouvirá mesmo assim e te aceitará por isso, porque "O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. " Deuteronômio 31:8. Que maravilha! Foi Ele que te criou e te conhece! Isso é tremendo!!!
             Diante dessas e de outras coisas, posso dizer que quando temos esse relacionamento com Deus, de Pai para filho, NADA fica encoberto. Sua palavra diz em  Lucas 12:2 que
"Nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido." Ele nos mostra a realidade, porque Ele é justo, Ele é amor, é compassivo e benigno. Tudo que você passou te faz ser MAIOR hoje! Não deixe que as decepções do passado te prendam e impeçam de viver o que Deus já preparou para você! No lugar da humilhação e da vergonha Ele te dá dupla honra. Ele cuida de você em todos os momentos! Deus sabe o que é necessário para o seu crescimento, Ele sabe o tratamento que deve dar à você e também sabe as pessoas que precisam estar ao seu lado. Isso tudo, para que lá na frente, você consiga exergar o que Ele quer te dar e para que, mediante tantas experiências, você saiba que caminho seguir e com quem seguir. Gere VIDA dentro de você para que você transborde VIDA à outras pessoas!

Monique Meneses

Comentários