Contramão

               

       Você já parou pra pensar o que significa contramão? E a partir dessa análise você já parou e pensou se sua vida realmente anda na contramão? Mas pera aí, contramão de quê?! Será que tudo aquilo que está dentro de nós, valores, princípios, convicções, tem feito a diferença em nosso dia a dia ou temos sido mais um entre os demais?! E de onde vêm essas convicções? O que estamos fazendo com elas? Ao pensar nessas questões, podemos ver e entender o quanto é importante essa tal "contramão". É, andar na contramão vai muito além do que apenas ir em outra direção. Andar na contramão reflete em diferença, oposição, sentido contrário daquilo que convém. Contramão remete a algo que diante do comum leva uma diferença que gera mudança em tudo que está ao redor.
      Somos seres em busca de direções todos os dias. Tudo que vivemos, tudo que escolhemos, exige de nós uma posição, uma convicção. E é essa convicção que nos levará a um determinado caminho. A trajetória para esse caminho dirá se estamos andando ou não na contramão. É possível perceber isso se ao longo dessa trajetória encontrarmos espinhos e soubermos lidar com eles, mesmo que eles nos firam de vez em quando. Se encontrarmos pedras e soubermos colhê-las, mesmo que elas tenham nos feito tropeçar. Se encontrarmos desertos e soubermos recorrer a pessoa certa para saciar a nossa sede. Tudo gira em torno do que você está disposto a fazer nessa contramão.
       O mundo está aí, cheio de prazeres e tentando usurpar as nossas vontades. Nos ofere isso e aquilo. Muitas vezes tenta encharcar nossas mentes e nossos hábitos de coisas sem sentido. Vemos tantas coisas sem contexto em evolução. Enquanto isso, muitos parecem ir no mesmo sentido desse crescimento sem fundamento. Diante disso, parece que nossos olhos espirituais dormem e não temos reação para mudar de direção. Aonde está o que realmente importa? Aliás, e o que realmente importa?! 
    Sabe, o que realmente deve importar é aquilo que carregamos dentro de nós, a VIDA abundante que nos move, o sopro de vida que nos impulsiona, a Palavra de Deus que nos alimenta, a canção que entra no coração e faz uma revolução, aquele vento que não é visível mas toca e leva a uma reflexão, aquele momento a beira de um acidente onde vemos o AMOR de Deus por nós, aquela simples reunião em que podemos perceber quem realmente vai estar conosco em qualquer situação, aquele ambiente de trabalho que parece sem graça mas que conseguimos ver a provisão e o cuidado de Deus com a nossa vida. Enfim, são tantas coisas né?! Coisas simples do dia a dia, mas que dependendo do que nos move, é possível tirarmos de cada uma delas algo valioso.
    Como podemos ver, essa contramão é exposta em todos esses momentos, simplesmente porque a contramão aparece quando vemos um propósito diante de cada cirscunstância. Ela se torna importante quando pegamos algo pequeno e transformamos em algo grande. E é essa contramão que pode fazer você enxergar a beleza da vida e a beleza das pequenas coisas que te cercam. É essa contramão, carregada da presença de um Pai que SEMPRE está presente em todos os momentos, que realmente faz a diferença! Essa contramão quer nos levar a experiências inovadoras e quer nos alimentar de riquezas eternas. E essas riquezas com certeza nos levarão ao crescimento eficaz. Crescimento que transforma. Crescimento que modifica. 
      Viver na contramão significa ir contra tudo aquilo que tenta nos tirar do propósito original de Deus! Significa fugir daquilo que convém e que "parece" agradável. É seguir com sabedoria, sabendo lidar com cada situação. Deus tem um propósito para cada um de nós, mas enquanto a direção for a mesma do mundo, não poderemos vislumbrar aquilo que Ele nos fala em 1 cor 2: 9: "As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam."
     Então, você tem andado na contramão do mundo ou na contramão de Deus? De nada adianta andar na contramão do mundo e passar despercebido. De nada adianta se encher de VIDA e não levar essa vida para as pessoas que te cercam. De nada adianta estar aonde você está e as pessoas não notarem que o seu caminho é a "contramão do mundo"! Assim como também de nada adianta estar na contramão de Deus, porque isso só te levará para lugares distantes dos propósitos que Deus criou para você viver. O importante é que hoje você pode voltar-se para Deus, pois Ele sempre está de braços abertos para te receber. O valioso é que o amor que transbordou naquela cruz cobriu os seus pecados e que a graça dEle está sobre você todos os dias. Viva isso, sinta isso, faça parte disso! Caminhe na contramão do mundo, mas em direção ao que Deus tem para você! Uma coisa é certa: Vale MUITO à pena!

Monique Meneses

Comentários