Valores: uma âncora em sua vida!


             Todo indivíduo precisa identificar os valores pessoais fundamentais com que pretende guiar sua vida. Os valores essenciais são princípios que guiam as decisões mais importantes que serão tomadas por você. São como os cavalos de força que respaldam essas decisões. Os valores diários nos proporcionam  direcionamento. Eles funcionam como uma âncora e podem nos impulsionar para cima ou nos afundar de vez. Nessa âncora nós firmamos aquilo que sabemos que é verdadeiro. Através dos valores é que mostramos quem somos no dia a dia e como reagimos ao que acontece ao nosso redor. Com isso, podemos perceber se estamos progredindo ou regredindo em nossa vida. Se você analisar sua vida poderá ver como estão os seus valores e no que eles tem te transformado. Em que eles estão firmados e como você os aplica? Será que seus valores tem validade curta e são considerados vulneráveis ou eles realmente estão firmados no que o Senhor te ensina?
             Algumas pessoas perderam os seus valores e outras os escondem pelas circunstâncias. Umas querem camuflá-los dançando conforme a situação convém e outras andam perdidas atrás de soluções mirabolantes para seus problemas e aflições. Só que não podemos esquecer que tudo que sentimos, vivemos e  enfrentamos acaba indo de encontro aos nossos valores. Eles servem de base para as decisões e escolhas. Através deles vc pode ir na direção certa ou na direcão errada e o modo como você os encara define que tipo de crescimento você está tendo. Eles te mantém fiés à Deus ou ao pecado.
             Valores envolvem convicções, definem como você se vê, o que você acredita sobre você e como você enxerga a sua vida. A maneira como você os utiliza faz com que você influencie o ambiente negativamente ou positivamente. Eles delimitam quem são as pessoas que você anda e aonde você anda. Determinam a sua vitória ou o seu fracasso. Pessoas que depositam em sua âncora valores destrutivos, valores que não estão de acordo com a vontade do Senhor, estão suscetíveis a uma história de fracasso. Em alguns momentos se sentem felizes e satisfeitas com o que vivem, mas ao acontecer algo ruim elas perdem a direção, porque seus valores são como sementes plantadas em solo inférteis. Não são firmados em um Deus que faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que O amam.
             A idéia do seu conjunto de valores serem depositados em uma âncora é exatamente a de analisar se eles estão contribuindo com seu crescimento ou destruição. Não podemos manter a âncora instável, vulnerável, fraca. Nossos valores devem ser capazes de suportar as más circunstâncias, as dificuldades, as tentações, as situações contrárias. Devemos usá-los a nosso favor no dia a dia para que nos ajudem a resistir à tudo isso. Com eles vencemos
o pecado e nos aproximamos do favor de Deus. No final das contas os valores dizem quem somos, aonde estamos e para aonde iremos. Eles nos beneficiam ou nos destroem. 
              Quando buscamos os valores que estão em Cristo nos aproximamos do sucesso em todas as áreas da nossa vida. Por isso, devemos saber se o que está na nossa vida realmente vale à pena ou não. E enxergando como estão os nossos valores passamos a analisar o que é necessário alimentar e o que é  necessário deletar. Enxergar para onde esses valores estão nos levando é fundamental para sabermos o que está nos fazendo bem ou não. Isso nos ajuda a adquirir a visão do que é lícito e do que não nos convém como está escrito em 1 Coríntios 10:23 - "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
             Portanto, pense como anda a sua âncora. Pense no seu comportamento, nas pessoas que você tem andado, nos lugares que você tem frequentado, nas coisas que você têm feito. Do que você tem enchido a sua âncora? Seus valores tem feito sua âncora te impulsionar para cima ou para baixo? Essa reflexão te dirá aonde estão baseados os seus valores: na carne ou no Espírito. Adote e pratique bons valores todos os dias. Firme seus valores em Deus e na Palavra de Deus! Tenha o Senhor como seu guia em tudo! Quando buscamos e ansiamos a presença do Senhor automaticamente adquirimos valores que transformam a nossa caminhada fazendo como que ela seja diferenciada e acompanhada de vitórias. Aquilo que estiver firmado na rocha, que é o Senhor Jesus Cristo, não se abalará!

"Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado." Salmos 62:6

Monique Meneses

Comentários

Anônimo disse…
Amem Monique! Nosso valores devem ser os mesmos de Cristo. Valores eternos e não terrenos!

Glória a Deus por pessoas que ainda defendem seus valores de santidade

Deus abençoe vc!
Bianca disse…
É isso aí, ministra da palavra! Seja cada vez mais cheia do conhecimento da verdade, e anuncie tudo o que o Pai tem te mostrado!
Beijos
Kiria Medeiros disse…
Monique,

Graça e paz.

Tenho um flog de artesanato e gostaria de postar as suas mensagens, que tem sido muito edificantes para mim.
Preciso da sua autorização.
O flog é Ateliê Artes Kriativas.

Espero sua resposta.

Deus abençoe.

Kiria de Medeiros