O vaso nas mãos do oleiro

           Diversas vezes nos deparamos com algumas dores, sofrimentos, decepções e tristezas que não queremos aceitar. No início elas parecem a pior coisa que poderia acontecer. Aí achamos que o problema está nas pessoas, nos ambientes, nas situações e acabamos colocando culpa em tudo e em todos. Mas sabe de uma coisa, nós carregamos defeitos em nossas estruturas. Defeitos que surgem com o passar do tempo e outros até pioram. Aí, ou essas estruturas deformes são controladas ou elas não controlarão. E esses momentos servem para que despertemos para essas estruturas. Por isso, o Senhor nos diz na Palavra que somos um vaso: 

"Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18:6


             Bom, e como todo vaso, que com o passar do tempo adquire deformações caso não cuidado, somos nós! Assim, essas deformações precisam ser consertadas, para que esse vaso não perca sua utilidade, sua função. Por isso, quando estamos vivendo situações que aos nossos olhos não agradam, é pq estamos sendo moldados. Estamos nos tornando vasos melhores. Mas para isso, é preciso enxegar que tudo que passamos tem um propósito específico. Precisamos compreender que dia a dia tudo que está ao nosso redor nos confronta e diante disso precisamos mostrar quem realmente somos e confrontar essas situações com o que deve estar arraigado em nossos corações: a Palavra de Deus. E é nessa importante missão, que Jesus, o oleiro, entra em cena e muda nossas estruturas.

"Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu." Jeremias 18:4

            É fato que nós queremos enxegar a dor, o sofrimento, mas não enxergamos o que pode vim por trás de tudo isso. Geralmente, não queremos aceitar que Deus nos quebre e nos faça de novo. Mas te digo uma coisa, isso é fundamental e necessário. Simplesmente pq Deus pega nossas limitações, nossas fraquezas, medos, aflições e nos transforma no melhor que alguém pode ser. Por isso o Senhor diz em 2 Coríntios 12:9 que o poder se aperfeiçoa na fraqueza e o que nos basta é a graça de Cristo que repousa sobre nós. Deus pega vasos imperfeitos, tortos, quebrados, rachados, destruídos, podres, sem vida e faz TUDO NOVO! Coloca vinho NOVO em odres NOVOS e faz o cálice TRANSBORDAR. Ele não olha pra vc percebendo o tamanho da rachadura, o tamanho da queda que vc levou, o tamanho da sua imperfeição. Ele está preocupado com o jeito que vc têm caminhado e com o resultado final da sua história. Só que isso envolve o quanto vc está disposto a ser transformado. 

"Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão." Lucas 5:38  

"Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar." 1 Pedro 5:10

            Deus quer fazer de cada um de nós um referencial para esse mundo. As pessoas precisam encontrar em nós tudo que Deus pode fazer por elas. Para isso, precisamos nos conectar à fonte de água viva, de onde surgem rios de bençãos, da onde vem a graça superabundante, fonte de onde brota a VIDA e levar essa vida aonde formos! Pq quando nos conectamos à Ele, nosso choro se transforma em riso, nossa fraqueza se transforma em força, o impossível se torna possível, o odre velho é transformado em odre novo. Vemos o poder, a graça e a misericórdia de Deus operar em nós!!! 

"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." 2 Coríntios 4:7

             É no Senhor que vc tudo pode e tudo tem. É através dEle que vc se torna um vaso melhor a cada dia. E tem mais, é através da sua vida que Ele mostrará o quão grande Ele é. É através da sua vida que o Criador testificará o quão alto Ele pode levar alguém que verdadeiramente O segue de todo o coração. É através da sua família que Ele quer mostrar o milagre. Ele quer transformar o seu problema em testemunho. Então, para ser um vaso limpo, cheio do Espírito Santo e NOVO, é preciso caminhar segundo a Palavra e se dedicar ao aperfeiçoamento. Deus irá refazer, tapar as brechas, tapar os buracos, consertar os pedaços tortos e mesmo que o vaso precise de outros reparos a boa notícia é que a misericórdia do Senhor se renova a cada manhã dando uma nova chance para esse vaso ser consertado.

"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." Lamentações 3: 22 e 23

            Com a ação de Deus em sua vida, vc verá a provisão que ninguém vê, a cura que todo mundo achava impossível, os milagres que ninguém acreditava que podiam acontecer. Portanto, não esqueça, vc é o vaso e Jesus o oleiro! Disponha-se nas mãos dAquele que te fez e te conhece. Seja um vaso completo e vá além dos que seus olhos podem ver!

obs: Sejamos o exemplo do que Deus pode fazer na vida das pessoas!

Monique Meneses

Comentários

Unknown disse…
Devemos ser moldados todos os dias pelo nosso Senhor, sem questionar... APENAS MUDAR...