COMO DEVO ENCARAR A MODA?

 (Entendendo a importância de ter uma bela aparência, mas se preocupando mais com a essência.)
            
           A cada dia que passa vemos o quanto as mulheres são confrontadas e intimidadas pela moda que é imposta pelo mundo. Aparentemente, para algumas, esse tema causa receio e medo. Já para outras, é algo mais que essencial. Mas pera aí, pensando bem, é importante acharmos um equilíbrio. Afinal, tudo na vida deve ser utilizado com equilíbrio e é assim que Deus quer que utilizemos os recursos da moda também. A maior importância de buscarmos esse equilíbrio é mostrar, que nós mulheres, podemos sim ser belas, andarmos na moda e nos cuidarmos, não esquecendo também de termos um coração agradável ao Senhor e uma vida firmada no Altar, com princípios e valores arraigados na Palavra de Deus.
           Ao começar essa análise, logo penso em Ester. Quando chegou a hora do rei Assuero escolher uma jovem moça para reinar no lugar de Vasti, Ester foi a que ele achou mais formosa e ela achou graça perante ele. Ela foi escolhida por sua beleza, porém ao mesmo tempo que era ensinada a se preparar fisicamente, também havia aprendido a se preparar espiritualmente. Ester era bonita e vaiodosa, mas também orava, jejuava, era obediente, inteligente, tinha atitude, realizava a vontade do Senhor, tinha uma fé admirável e destemida e não utilizou de trajes desapropriados para que agradasse o rei.
          Tirando como exemplo a história de Ester, vemos que a bíblia nos mostra que a aparência da mulher deve ser um complemento de seu espírito interior e jamais um obstáculo para o Reino de Deus. Beleza é mais que um rosto atraente ou andar na última moda. De fato, devemos sim nos importar com essas coisas. É muito bom poder se sentir bem, estar sempre limpa e cheirosa, vestir a roupa preferida, calçar aquele sapato bonito, mas muita calma nessa hora! Será que as mulheres estão lembrando de cuidar também da beleza interior?!
           Pois é, devemos tomar muito cuidado porque tudo na nossa vida deve ser usufruído de forma moderada. Devemos ter em mente que a mulher virtuosa citada em Pv 31 é aquela que alcança coração sábio e com ele edifica a sua casa como está em Pv 14. É aquela que anda em retidão, tem temor do Senhor e seus prazeres estão em crescer no conhecimento da Palavra. É aquela que resplandece a face do Senhor, que tem como prioridade buscar o Reino de Deus e a Sua justiça como está em Mt 6:33. Vemos também em Pv 15:13 que o coração alegre aformoseia o rosto e também em Pv 4:23 que devemos guardar o coração porque dele procedem as fontes da vida. Bom, sabemos que a boca fala do que o coração está cheio, logo, o rosto da mulher é, em geral, o espelho do coração.
           Portanto, quando o coração da mulher está firmado em paz e alegria (Gl 5:22 e 23 - Frutos do Espírito) sua aparência exterior irradia vitalidade, entusiasmo, amor e uma profunda sensação de bem-estar, algo que quilos de maquiagem, perfumes caros, cabeleleiros caros, roupas de marca ou muita ginástica na academia não podem proporcionar. Assim, temos que nos alimentar da presença do Senhor e aonde quer que formos devemos levar as palavras de VIDA. Elas devem crescer dentro de nós! Temos que espalhar a formosura do amor de Deus manifestada em nós, devemos espalhar a luz do Senhor! É esse tipo de mulher que devemos ser a cada dia. É nessas principais qualidades que devemos nos inspirar para que nosso valor exceda ao de muitas jóias. Somos feituras do Senhor, pintadas pela mão do Criador, somos a menina dos olhos do Pai. Não precisamos aceitar tudo que a moda nos propõem, alguns modos apelativos e exagerados. Muitos deles vem somente para deturpar valores e princípios! Nossa importância deve estar naquilo que nos enche de virtude e sabedoria.
           Espelhe-se em tudo que o Senhor diz que podemos ser, de acordo com a Palavra. Inspire-se em mulheres virtuosas e sábias. Cuide-se com zelo e amor, pois somos templo do Espírito Santo. Motive-se a ter sua essência bela como a aparência. Siga sempre sabendo que aquilo que alimenta o seu espírito irá resplandecer exteriormente. Preocupe-se em sentir-se bem com Deus e consequentemente se sentirá bem consigo mesma. E lembre-se: O que é bem conservado internamente é manifesto externamente.

Monique Meneses

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Nat Bittencourt disse…
Encontrei seu texto através de um tumblr e achei incrível!!

Também reflito muito sobre as coisas com as quais realmente nos importamos, principalmente quando se trata de aparência! Ainda pretendo escrever sobre isso também.

Parabéns e que Deus te abençoe!
Anônimo disse…
Que benção é a sua vida. Você tem sido um canal para edificação de mts.
@driica5
Anônimo disse…
Amém Drica e Nat! Glória à Deus por tudo que Ele tem feito e fará! Deus abençoe vcs hoje e sempre!

Bjinhos